28 de nov. de 2013

Eu quero ser Papai Noel


Para os apaixonados por Natal (como eu, diga-se de passagem), a magia está em todas as coisas: na montagem e enfeite do pinheirinho - e de muitas outras superfícies livres da casa, na tradição de preparar a bolacha de Natal, na procura pelas pinhas no mato para auxiliar na decoração, no pisca das luzes e na música que conforta. Mas a figura do Bom Velhinho sempre está no nosso imaginário e convive com a criançada desde sempre. Quando a gente cresce e vê que tantas crianças não viveram toda aquela alegria que a gente, dá vontade de transformar. Eu quero ser Papai Noel pra elas. E tu?
Pois esse desejo é compartilhado pela direção e pelos funcionários do jornal e da rádio ARAUTO. Por isso que lançamos hoje a campanha Eu, Noel, que tem um público bem específico: 64 crianças que são assistidas pelo Sopão das Marias, entidade conhecida e reconhecida por todos os vera-cruzenses. Ao "adotarmos" uma das crianças - com poucos meses de vida ou até 12 anos de idade - escolhemos um brinquedo todo especial para comprar a ela e entregamos na sede do Arauto. Todos os brinquedos serão levados para o Sopão, numa festinha muito bacana que está sendo preparada para o dia 21 de dezembro. Venha escolher junto ao pinheiro, na entrada no Nosso Jornal, qual criança vai adotar neste Natal. Serão 64 sorrisos que encherão de alegria os nossos Noéis. Ho, ho, ho!

Por Carolina Almeida

26 de nov. de 2013

Narradores de Thereza estreia sábado no Jornal Arauto



A partir do próximo sábado, dia 30, você poderá conferir no Jornal Arauto uma série de reportagens produzidas pelo acadêmico de jornalismo Lucas Dalfrancis. O Lucas está cursando a disciplina de Projeto Experimental, e como indica o próprio nome da disciplina, ele colocará em prática o conhecimento adquirido no decorrer do curso, no projeto Narradores de Thereza, que visa contar as histórias de Vera Cruz com um olhar diferenciado.
Ontem eu, Eliz, fui junto com o Lucas fazer os registros da primeira reportagem. Ele começou com o pé direito, pois escolheu um casal queridíssimo que mora na Cascata Cantinho Colonial. Eles, além de nos receberem com muito carinho, ainda presentearam o repórter (que está de aniversário hoje) com cucas, pães e até cueca virada. Nós já havíamos provado algumas dessas delícias, ainda fresquinhas, enquanto os registros eram feitos, mas nos surpreendemos com o delicioso presente que o Lucas ganhou e que dividiu com o pessoal do Jornal Arauto.

Não esqueça, sábado tem Narradores de Thereza no Jornal Arauto!

Eliz

21 de nov. de 2013

No clima do Natal...

Pinheiro branco na recepção

Outro pinheiro, também na recepção do Grupo Arauto

De cima abaixo, tudo está decorado

Porta da sala da redação

Porta da sala da Néia

14 de nov. de 2013

Estreia (de barco) na enchente

Esta semana foi de muitas sensações. Desde domingo a Redação do Nosso Jornal se desdobra para cobrir situações tristes, principalmente no interior, por causa dos temporais.
Primeiro foi o granizo, no final da tarde de domingo. Pelo menos 500 lavouras em Vera Cruz e Vale do Sol foram praticamente destruídas. Como olhar para esses agricultores sem sentir pelo menos um pouco da sua dor, da sua tristeza? Muitas vezes disse pra mim mesma que não queria ter que registrar tudo isso nas páginas do jornal.
Depois, veio a chuva forte até o amanhecer de terça-feira. Se a chuva já deixava estragos nas estradas, bueiros e pontes, a enchente que subiu até quarta-feira ilhou moradores. Depois de percorrer de carro os locais mais atingidos, até onde a água permitia chegar, foi a vez da minha estreia de barco na enchente. Foi uma mistura de sensações. Primeiro, o medo de enfrentar a água. Depois, a alegria de ver a solidariedade acontecer. Acompanhei de barco e de trator um resgate na enchente. O aposentado Renato Blank, em tratamento de quimioterapia, precisou ser retirado da Prainha, na Coxilha Mandelli.
A equipe dos Bombeiros mobilizou voluntários para tornar a operação possível. O vera-cruzense Aloísio Kessler deixou de lado o trabalho para ir com o seu barco auxiliar no resgate. Já em Mato Alto havia água na estrada, não o suficiente para o barco, mas também não permitia a passagem do carro com o reboque do barco. Ali o agricultor Ronaldo Voese deixou suas atividades e se uniu ao resgate, puxando, de trator, o barco. Assim, na manhã de quarta-feira, seu Renato Blank deixou sua casa alagada para receber ajuda de amigos desconhecidos.
Já em terra seca, a operação de resgate terminou no carro do Nosso Jornal. Eu e a Ana Luiza levamos o resgatado da enchente até o bairro Cipriano, onde amigos o acolheram até a água da enchente retroceder. Apesar dos prejuízos que levaram Vera Cruz a decretar situação de emergência, pelo menos essa história teve final feliz.

Por Jaqueline Gomes

7 de nov. de 2013

É Friboi?


A Marcinha e a Su me pediram ajuda pra criar um convite pra festa de final de ano do pessoa da rádio. Pedido feito é igual a pedido atendido. E entre ontem e hoje, 6 e 7 de novembro, foi distribuído os convites, simples mas engraçadinho, neles tem uma mensagem indicando para reservar a data de 7 de dezembro e atras do convite a imagem do Tony Ramos perguntando se é Friboi.
O que será mais difícil: receber o convite sem rir ou esquecer a data?
Espero que os dois.




Elas brilham no Vale do Sol

Esta semana é de comemorações em Vale do Sol, cidade vizinha em que o Nosso Jornal também faz cobertura. É o município que está em festa de 21 anos, mas quem brilha muito por lá são as novas Soberanas, a rainha Ana Paula dos Santos e as princesas Natielli Quoos e Sabrina Blasi. Na segunda-feira, dia 4, elas puxaram o Parabéns a você a assopraram as velas do bolo simbólico. Foi a primeira aparição das beldades com o traje de gala, confeccionado pelas mãos de fada Lúcia Konzen. Aparição digna de aplausos e dos nossos cliques!

Por Jaqueline Gomes e registro da Carolina Almeida

5 de nov. de 2013

Dia de visita de Vale do Sol


Uma turma de estudantes da sétima série da Escola Guilherme Fischer visitou o Grupo Arauto na manhã desta terça-feira. Cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores, puderam ver de perto como é a rotina do Jornal Arauto e da rádio Arauto. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para tirar as suas duvidas, já que alguns deles estão produzindo um jornal. No fim da visita os alunos demonstraram ter gostado do passeio e também ganharam mimos do Grupo.