22 de jul. de 2013

Carolina Almeida é a patronesse da Feira do Livro

Conhecida pelos leitores vera-cruzenses por sua atuação de mais de dez anos com o jornalismo local, a repórter e editora do Jornal ARAUTO, Carolina Sehnem Almeida, será a patronesse da 17ª edição da Feira do Livro de Vera Cruz. Formada em Jornalismo no ano de 2006 pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Carolina sempre demonstrou que tinha afinidade com as palavras. 

O faro aguçado para o resgate histórico - herdado da avó materna Dorothea (IM) e da mãe Valéria - foi o que impulsionou uma das maiores conquistas de sua escrita: a coluna Tempo do Epa, que recentemente completou um ano de circulação no Nosso Jornal. “A ideia de criar o Epa veio pelo gosto de lidar com fatos históricos. E eu atribuo isso a minha avó, que escrevia diários e guardava lembranças de família. Eu cresci no meio disso e hoje dou atenção maior para estes resgates”, aponta a patronesse. 

Atuando na profissão desde os 17 anos de idade, Carolina não esconde a alegria de ser apontada como referência da Feira do Livro aos 29 anos de idade. “Foi uma completa surpresa, jamais poderia imaginar a indicação do meu nome. Sempre associamos os patronos com autores de obras de ficção. Ao mesmo tempo me sinto muito feliz com a valorização do meu trabalho no jornal. Não escrevemos livros, mas escrevemos capítulos contemporâneos da história do nosso município”, salienta.

As indicações para a escolha, conforme explica a coordenadora de cultura do município, Márcia Hoffmann, se deram pela sua forte atuação como jornalista e, principalmente, pelo resgate histórico realizado pela redatora para o Tempo do Epa. “Recebemos diversas indicações para que a escolhida deste ano fosse a Carolina, tanto pelo trabalho desenvolvido por ela no jornal como pelo intenso resgate de memórias. É um material muito rico e que representa muito para a comunidade vera-cruzense”, aponta Márcia. Além destes trabalhos, Carolina participou de publicações importantes do Jornal ARAUTO, como o Memórias e o Guia Socioeconômico. Ela, que sempre esteve envolvida com a Feira do Livro desde os tempos em que visitava os estandes recheados de páginas coloridas como aluna da Escola Anchieta e, anos mais tarde, cobrindo o evento com o intuito de contar histórias aos nossos leitores, agora participará como patronesse. “Espero que a minha indicação sirva de estímulo aos mais jovens”, conclui.

Ana Luiza Rabuske

4 de jul. de 2013

Leitura retornável: pelo meio ambiente e pelos livros

O saquinho plástico que embala cada edição do Nosso Jornal entregue aos assinantes nas terças, quintas-feiras e sábados pode render livros às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Isso porque o ARAUTO lançou a campanha Leitura Retornável, que tem o objetivo de estimular o recolhimento dos saquinhos. Os assinantes que recebem o jornal no plástico serão convidados a guardá-lo, caso esteja em boas condições de uso, e entregar a uma das EMEIs de Vera Cruz, que estarão fazendo a coleta. Mais tarde, estes saquinhos serão reutilizados na entrega do jornal. Quem ganha com isso? O meio ambiente, com a diminuição de plástico no lixo; a comunidade, que aprende mais uma lição de reciclagem; e as crianças, pois as escolas infantis da rede municipal serão premiadas pelo recolhimento. Todas as seis EMEIs participantes receberão uma coleção de livros como valorização pelo engajamento na campanha. Aquela que retornar a maior quantidade de saquinhos ganhará a coleção de livros de maior valor, e assim sucessivamente. 

PERÍODO - A campanha tem a duração de dois meses, mas poderá ser continuada ou ainda reeditada em novas edições. Para se ter uma ideia do volume distribuído, a cada semana, mais de seis mil edições são ensacadas antes de chegar ao endereço dos assinantes. “O Jornal Arauto considera fundamental a conscientização pelo bom uso dos recursos naturais, a educação para a sustentabilidade e a formação de cidadãos mais responsáveis pelo meio ambiente. Ao mesmo tempo, o Nosso Jornal também avalia como uma de suas funções o incentivo à boa leitura, desde a infância. Assim, na tentativa de contemplar as duas intenções na mesma iniciativa, lançamos a campanha Leitura Retornável”, argumenta a diretora operacional da empresa, Daiana Theisen. 

A partir de agora, todos os assinantes do ARAUTO são convidados a participar e a contribuir com esta campanha de sustentabilidade. De quebra, estimular aquele gostinho da criançada pelos livros.

Carolina Almeida

1 de jul. de 2013

Tem design na notícia?

Equipe do Jornal Arauto com o professor Rodrigo Brod

Daia, Eliz, Néia e Pati curtindo a sobremesa depois do almoço
No sábado, dia 29, ocorreu um seminário sobre tendências de diagramação em Arroio do Meio, com o professor da Univates, Rodrigo Brod. Os profissionais que atuam com diagramação de páginas, criação de anúncios e especiais nos jornais do Icom foram recebidos com um delicioso café da manhã. O seminário teve início às 9h e encerrou às 13h, quando todos os participantes foram juntos almoçar e puderam relaxar e trocar mais ideias sobre o que aprenderam.

Com a pergunta "Tem design na notícia?" Brod iniciou o seminário que, de forma interativa, acabou renovando e trazendo novidades sobre o assunto "diagramação". Representando o Jornal Arauto estiveram lá a jornalista Carolina Almeida, a diretora responsável pelo nosso projeto gráfico e revisão Daiana Theisen, e as profissionais do setor de criação Elizandra Ferreira e Patrícia Dhiel, além do diretor Luis Carlos Dhiel que acompanhou o grupo. 
Numa troca de informações, a equipe do Arauto impressionou os demais participantes contando a forma como é o processo de diagramação do Nosso Jornal. Afinal, diferente de outros jornais, o Arauto tem um projeto gráfico que serve de modelo e é seguido à risca pelos profissionais que se envolvem na edição. Mas todos os jornalistas envolvidos no processo da edição têm autonomia para abrir as páginas e editar seus textos direto nelas, já visualizando como ficam as matérias, passando depois pelo crivo final da revisão. 
O seminário foi bastante focado na padronização do projeto gráfico, na importância de manter fontes, estilos, alinhamentos, para garantir a harmonia visual da matéria e a identidade do veículo. A nossa equipe voltou cheia de ideias e empolgada para aplicar os aprendizados nas próximas edições do Arauto. 

Elizandra Ferreira