27 de jun. de 2012

O Epa chegou


Desde que a terceira edição do Nosso Jornal estreiou, no dia 7 de junho, uma nova etapa se iniciou. O Arauto inseriu novo projeto gráfico, novas páginas, mais conteúdo e variedade. Mas em um tempo de tamanha agilidade com tudo o que é atualidade, também ganha espaço aquilo que já passou há tempos, aquilo que fortalece e justifica o hoje, aquilo que está na memória de uns e é desconhecido por tantos.

Chegamos ao Tempo do Epa. Todas as quintas-feiras, esta página, esta coluna assinada por mim, é publicada com muito carinho. Ela é fruto de pesquisa nos arquivos passados do jornal, de fotos antigas, de lembranças da comunidade. Esta coluna, portanto, é escrita por muitas mãos. E ainda que a memória é falha e que algumas vezes pode até não ser fiel ao que foi realidade, as lembranças são postas à tona, fervilham e até as discordâncias enriquecem o conhecimento.

Então sejam bem-vindos a este álbum de recordações que se constrói a cada edição. Não é de hoje que lapido esse gosto pelo que é história, pelos passos seguidos até chegarmos à atualidade. Como fruto de pesquisa pessoal, talvez a inspiração tenha vindo de quem sempre cultivou o hábito de preservar a memória em páginas de diário, em cartões e em fotos de vários períodos. Foi em tantas pautas que as lembranças da minha finada avó Dori foram usadas e talvez eu tenha herdado dela a vontade de manter o passado registrado, para que possa ensinar no futuro. Foi dali que surgiu a vontade de fazer a coluna No tempo do Epa, para a qual convido a todos vocês a darem alguns pitacos, revirarem os álbuns antigos e instigarem seus pais e avós a compartilharem lembranças.

Carolina Almeida

Veja as colunas que já foram publicadas: 07/0614/0621/06



19 de jun. de 2012

Fazendo o Tá Ligado por uma edição


Vocês devem ter percebido que a edição de hoje do Tá Ligado foi uma edição diferente. Quem fez o TL foram os adolescentes do CRAS. O que está ali publicado, vale ressaltar, é o reflexo de um trabalho que já vem acontecendo há um mês, em encontros e visitas ao CRAS justamente para incentivá-los e orientá-los de como produzir o nosso caderno jovem. 

O resultado que saiu na edição de hoje é fruto de um projeto bem alinhado com a questão comunitária. Nós, enquanto veículo de comunicação, cedemos o nosso espaço e o nosso tempo para ajudá-los a ter uma oportunidade de dar voz à sua comunidade e de aprenderem a fazer algo que pode contribuir para o crescimento deles. Vai saber se não plantamos ali algumas sementinhas e alguns não ficaram até animados em seguir na comunicação. O que sabemos é que os olhinhos deles vão brilhar quando pegarem a edição do TL de hoje nas mãos, assim como acontece com a gente quando vemos com satisfação o nosso esforço em cada edição pronta.

Quem tocou esse projeto foi as meninas do TL, Eliz, Camila e Pati. Tão bom ver que elas fazem o Tá Ligado para todos. Tenho certeza de que, com atitudes assim, o Tá Ligado deixa de ser um mero caderno jovem, para dar uma contribuição ainda maior à sociedade.

Michele Sehnem

14 de jun. de 2012

O presente é deles e a alegria é nossa

Eliz, Mi e Pati acompanhando a sessão de fotos


Elisângela Johann fotografando o Casal Ligado 2012
No último sábado, dia 9, acompanhamos o casal vencedor da Promoção de Dia dos Namorados na produção do book. O dia congelante foi espantado com a alegria e simpatia da Nadia e do Juliano. Sempre queridos e dispostos o que ajudou no resultado final do book.
Durante a semana anterior ainda nos perguntávamos onde seriam as fotos, procurávamos por um lugar bonito e que tivesse ambientes externos e internos a nossa disposição. Só na sexta-feira que nos lembramos da casa escolhida. Além de um lindo lugar encontramos por lá uma hospitalidade tremenda. Os donos da casa - Neusa, Nelvi e Edmund - completaram o quadro de queridos do dia.

O frio foi espantado com o calor da lareira, com brincadeiras com os muitos cachorrinhos que tinha por lá e também pela Eva, uma papagaia, que leva muito a sério sua função na casa dizendo inúmeras vezes: Oi Eva, tudo bem?. A Neusa e a Nelvi nos receberam muito bem, estavam super preocupadas com o frio que fazia do lado de fora. Seu Edmund, outro querido, alemão legitimo, daqueles que mal sabem falar o português, também nos proporcionou diversos risos com a nossa falha comunicação. 
A fotógrafa Elisangela Johann, que viveu tudo isso conosco, é a responsável pelo lindo resultado que está na edição impressa de terça, dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Ainda contamos com roupas da D'Fábrica, calçados da Renove, acessórios da Evidência e make e penteado do Salão Miragem.
Nós queremos agradecer a todos que participaram da promoção, das mais diferentes formas, quando achamos que nossas alegrias se limitavam ao número de cupons que recebemos, ficamos ainda mais contentes por passar um sábado tão legal ao lado de uma turminha muito querida.



Elizandra Ferreira


8 de jun. de 2012

De cara nova e em mais um dia


Terças, quintas e sábados. A partir de agora, os leitores do ARAUTO receberão mais informações durante a semana. É a chegada da terceira edição do Nosso Jornal, que estreou num dia igualmente especial: o aniversário de 53 anos de Vera Cruz. Várias inovações da publicação, aconteceram justamente em edições comemorativas ao aniversário de Vera Cruz. Pois desta vez, não foi diferente. A data de ontem, o 7 de junho de 2012, também foi ocasião para o ARAUTO presentear a todos os leitores com uma edição repleta de conteúdo. E tudo isso, de cara nova.
Porque a chegada da nova edição traz um novo layout para as páginas. A diagramação privilegia as imagens em tamanhos ampliados, a maior padronização de especiais, presentes a cada edição, e reforça a busca contínua por um visual mais limpo e leve, que atraia o leitor a percorrer cada espaço destas edições. 

ESPECIAIS - Nas terças-feiras, o público jovem continua tendo no Tá Ligado o seu canal de comunicação. Nas quintas-feiras, cadernos especiais revelam tendências e dicas nos mais diversos segmentos comerciais. E, no sábado, o Caderno Mais traz as opções de lazer, entretenimento e matérias especiais para a família aproveitar o fim de semana.

Linha do Tempo
| O jornal Vera-cruzense iniciou em 24 de setembro de 1986. De quinzenal, passou a ser semanal em 1989, anúncio feito em 21 de setembro, nas comemorações pelo 3º aniversário do Nosso Jornal.
| Foi em 1994, na edição de 7 de junho, comemorativa aos 35 anos de emancipação de Vera Cruz, que o jornal, ainda Vera-cruzense, passou a circular duas vezes por semana.
| Depois de 18 anos de circulação bissemanal, o ARAUTO inova na edição de hoje, 7 de junho de 2012, ao publicar a chegada da terceira edição semanal. Agora, os leitores receberão o jornal nas terças, quintas e aos sábados.

Carolina Almeida 

6 de jun. de 2012

Um show de cobertura


O final de semana foi de mobilização para a equipe do grupo Arauto, que não mediu esforços para cobrir a 24ª Gincana Municipal de Vera Cruz.  Profissionais do Jornal Arauto e da rádio Arauto FM organizaram uma rotina de cobertura do maior evento do município, registrando os momentos da competição em áudio, vídeo e texto online e impresso. Além de toda a corrida para a cobertura, o grupo ainda presenteou o público. Com uma estrutura de unidades móveis, QG ao lado do palanque no desfile, o grupo mostrou sua presença através de um grande “cubo”, com as logomarcas da rádio e do jornal Arauto, além da distribuição de brindes e balões ao longo da programação. O jornal e a rádio se uniram para repassar para todas as tarefas de forma instantânea, bem como fotos e vídeos das mesmas. Usando as redes sociais, o próprio site do Nosso Jornal e claro, as ondas sonoras da rádio Arauto FM.


Assistas vídeos das principais tarefas:








5 de jun. de 2012

Arauto distribui brindes na Gincana


O final de semana de cobertura do grupo Arauto em torno da Gincana Municipal de Vera Cruz rendeu para os leitores e ouvintes. Além da informação instantânea, da variedade de imagens no site do jornal e na edição de hoje, o público foi presenteado com brindes. Em um saquinho personalizado, blocos, canetas e adesivos foram distribuídos na unidade móvel da rádio e pelo jornal durante as tarefas show e desfile (foto). Quem teve mais sorte, ainda levou um presente extra a ser trocado por desconto em assinatura nova, na recepção do jornal. Quanto ao adesivo da Arauto FM, vale lembrar que quem for flagrado portando o adesivo pode ganhar mais presentes.


Promoção do Tá Ligado é sucesso!


A promoção de Dia dos Namorados, que premiava um casal com um book fotográfico, começou sendo um sucesso com o total de 18 inscritos. A votação aconteceu tanto pelo facebook, do caderno jovem, como também através de cupons. Na internet alguns casais ultrapassaram as 500 curtidas. Ontem, segunda-feira, dia 4, era o último dia da promoção e para a surpresas da equipe, diversos cupons começaram a chegar, ultrapassando a marca de 1200 cupons. A Nádia Almeida e o Juliano Kolber se deram bem, com o apoio de amigos eles conseguiram 333 curtidas e trouxeram 454 cupons, que valiam 2 pontos. As meninas que formam o expediente do TL estão agora preparando tudo para o dia das fotos e já pensam na próxima edição da promoção.

Elizandra Ferreira

1 de jun. de 2012

Debate e enigma pré-gincana com o Grupo Arauto


A 24ª Gincana Municipal de Vera Cruz só começa às 19 horas desta sexta-feira, mas as equipes já estão mobilizadas e no agito da programação. Ontem à noite, os gincaneiros deram uma prova do amor às suas equipes e da forte disputa em busca do título durante o debate, ao vivo, na Arauto FM, juntamente com o jornal Arauto. O programa, que durou cerca de três horas, envolveu um representante de cada equipe no estúdio da Arauto, mas também os integrantes dos QGs, além de ter permitido a participação dos ouvintes e a distribuição de brindes.
O debate foi dividido em quatro blocos, com apresentação do histórico e da estrutura organizacional das equipes, perguntas temáticas sobre desfile, show, comissão, avaliação de tarefas subjetivas, fonte de pesquisa e comprovação das respostas e premiação. As questões foram sorteadas, dando direito à réplica para que todas as equipes se manifestassem. O coordenador da Comissão Elaboradora, Juliano Pauli, também apareceu para o debate. Em outro momento, os ouvintes puderam direcionar perguntas às equipes e, por fim, cada equipe pôde fazer uma pergunta às rivais.

ENIGMA - Durante o debate realizado na noite de ontem, as equipes de gincana participaram de um enigma, já em aquecimento para a disputa que inicia logo mais. O enigma, em três etapas, fez com que as equipes de deslocassem para descobrirem as senhas que levaram até a torre de transmissão da rádio, localizada em Alto Dona Josefa. No entanto, para ter direito ao prêmio, os gincaneiros tiveram que apresentar o exemplar solicitado para completar o enigma, um grilo vivo.
A primeira equipe a chegar foi a Los Refugos, que ganhou um vale de R$ 500 em combustível. A equipe decifrou o enigma ainda durante o debate, que se estendeu das 20 às 23 horas. Por volta da meia-noite, Kabonghi completou a atividade e levou R$ 200 em bebiba. Por fim, Xami'Xunga fez a tarefa e ganhou o terceiro prêmio, R$ 100 em dinheiro.
Parabéns aos gincaneiros pelo debate e pelo envolvimento!


Jaqueline Gomes

Soberanas de Vera Cruz visitam o Grupo Arauto

Depois de passar por diversos municípios da região para convidar os visitantes a prestigiarem as comemorações alusivas aos 53 anos de Vera Cruz, a comitiva visitou a sede do Grupo Arauto na tarde desta quarta-feira, 30. As soberanas Maiara Conrad Daniel, Camila Siznandes e Luana Winck aproveitaram para destacar a Gincana Municipal como grande evento deste fim de semana e se divertiram com histórias desta disputa que encantam gerações.